TV Bahia entrevista profissionais do Método Ravenna no Dia Mundial de Combate à Obesidade.


No dia 11 de outubro, em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Obesidade, a TV Bahia, afiliada da Rede Globo no estado, deu especial atenção ao tema no Jornal da Manhã, entrevistando duas profissionais da Clínica Ravenna Salvador, a nutricionista Cecília Rios e a psicóloga Andrea Pato.

A principal abordagem da matéria foi a importância de se levar em consideração o viés psicológico de cada indivíduo no tratamento da obesidade, sobretudo diante de dados preocupantes, como o que mostra que 80% das pessoas que emagrecem voltam a engordar.

Andrea Pato lembrou que a comida é prazerosa para todos, mas que para algumas pessoas esse prazer não tem limites, e que o tratamento da compulsão alimentar passa pela internalização de regras, limites e prioridades, numa abordagem terapêutica que busca implicar o paciente nesse comportamento repetitivo do emagrece-engorda.

A repórter Andrea Silva também trouxe à tona a questão o problema de socialização de algumas pessoas que sofrem com o excesso de peso, diante da tendência que a patologia traz à ansiedade e ao isolamento. “O interessante é perceber que a pessoa entra no excesso porque está ansiosa, mas muitas vezes esse excesso também leva à ansiedade,  porque quanto mais você está buscando fora de você uma satisfação, mais ansiedade isso vai gerar, distanciando o indivíduo do equilíbrio”, explicou a psicóloga Andréa Pato.

Diante do dado fornecido pela repórter de que apenas 23% da população come frutas e verduras uma vez ao dia, a nutricionista Cecília Rios, por sua vez, falou sobre opções saudáveis para o café da manhã, destacando a importância de substituir farináceos, como pães e biscoitos por frutas e raízes, igualmente saborosas, como banana da terra, inhame, aipim e batata doce. “O café da manhã é determinante para o bom controle do apetite ao longo dia. É importante associar as frutas a proteínas, como queijos, e a raízes, como inhame e batata doce, que são opções mais nutritivas que pães e biscoitos”, realçou ela.

Assista reportagem completa no link: http://migre.me/b6Ge1