TV Bahia faz cobertura da Caminhada Ravenna pelo Dia Mundial de Combate à Obesidade


A Caminhada Ravenna pelo Dia Mundial de Combate à Obesidade, realizada no último domingo, dia 21, teve cobertura da TV Bahia. A reportagem, realizada pela repórter Ana Valéria, foi ao ar no Jornal da Manhã do dia seguinte (22), com entrevistas do paciente Guy Ferreira, do diretor médico da Clínica de Salvador, Marcos Barojas, e do piscólogo Diogo Montal.

A reportagem reforçou alguns dados estatísticos relativos à obesidade em Salvador, como o que registra que 46% da população da capital baiana está acima do peso. O médico Marcos Barojas chamou atenção para as diversas patologias  relacionadas à obesidade, a exemplo de diabetes, fígado gordo, cirrose, pressão alta, além de problemas nas articulações.

A jornalista Ana Valéria lembrou que 90% das pessoas que emagrecem voltam a engordar, chamando a atenção para a importância de tratar também a cabeça ao decidir eliminar peso. Citou como exemplo o paciente Guy Ferreira, que fez cirurgia bariátrica há sete anos, perdeu 30 quilos e voltou a engordar tudo de novo. Agora está magro, após eliminar  42  quilos com o Método Ravenna. Ele relata: “É preciso disciplina, entrega ao tratamento e acreditar que é possível. Não é fácil, mas é possível”

O psicólogo Diogo Montal, além de chamar atenção para a importância da atividade física para a manutenção do peso, lembrou que emagrecer passa pela descoberta individual, por meio de uma intervenção terapêutica, de como fazer para quebrar o vínculo com a comida, e não relacionar o ato de comer às mais diversas emoções, como ansiedade, tristeza ou alegria. “Emagrecer é uma decisão que implica em abdicar não só de certos alimentos, mas como também de certos comportamentos”, disse ele.

Assista reportagem: http://migre.me/bh8ww